quinta-feira, 9 de abril de 2015

0

Resenha: As Crônicas de Bane

Título: As Crônicas de Bane
Original: The Bane Chronicles
Autoras: Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan e Maureen Johnson
Tradutora: Rita Sussekind
Editora: Galera
Páginas: 392
Sinopse: Nesta edição ilustrada, são narradas as mais diversas aventuras do feiticeiro imortal Magnus Bane, das aclamada séries de Cassandra Clare. Entre escapadas no Peru e resgates reais na Revolução Francesa, acompanhe fragmentos da vida do enigmático mago ocorridos em diversos países e períodos históricos, com aparições de figuras conhecidas como Clary, Tessa, Will e Alec, personagens de Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais.
Magnus Bane, o mais divo e amado feiticeiro de todos (pra mim pelo menos...) ganhou um livro inteiro só para si. Fiquei super empolgada quando saiu a notícia, há 2 anos, de que isso aconteceria. Sou super fã das séries da Cassandra Clare e Magnus sempre foi um dos meus personagens preferidos e claro que amei a ideia de um livro só dele. Mas vamos ao que interessa!

O livro As Crônicas de Bane é uma coletânea de 10 histórias que narram algumas aventuras do feiticeiro Magnus Bane, personagem criado por Cassandra Clare na série Os Instrumentos Mortais. Inicialmente essas histórias foram publicas separadamente em forma de e-book. Só depois de 10 meses (foi uma história publicada por mês) é que foi lançada a versão física do livro. Não vou falar especificamente sobre cada história, mas um apanhado geral, senão a resenha ficaria muito extensa.

Magnus Bane é um feiticeiro muito fashion (há controvérsias quanto a essa informação...) e aventureiro. Ele adora viajar pelo mundo, conhecer pessoas, se apaixonar. Neste livro é possível adentrar mais a fundo na história do personagem e conhecer seus amigos que não são Nephilim. Os também feiticeiros Catarina e Ragnor Fell acabam dando um toque de humanidade à vida de Magnus com sua amizade.

Com muitíssimo bom humor Magnus nunca se deixa abater. Imortal, ele teve que aprender a sempre seguir em frente com a morte de amigos e amantes humanos e mesmo que não fique mais fácil fazer isso com o tempo, Magnus nunca desanima e prefere lembrar dos bons momentos a ficar sofrendo incessantemente pela perda. As histórias são bem divertidas e é maravilhoso acompanhar o desenvolvimento do personagem ao longo dos anos. Magnus é sempre engraçado e muitas vezes sarcástico, nunca se deixando intimidar por ninguém.

As séries de Cassandra Clare são focadas no ponto de vista dos Caçadores de Sombras e apesar de gostar muito, também adorei ver as coisas do ponto de vista do Submundo para variar.  Eles não são simplesmente monstros e criaturas perigosas como os outros livros nos levam a crer, mas pessoas que também têm sentimentos e podem ser tão bondosas quanto as outras.

Não acho que seja estritamente necessário ter lido Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais para ler este livro. Mas pra quem está lendo ou pretende ler as séries eu aconselho que leia as séries primeiro e só depois leia As Crônicas de Bane. Claro que fica totalmente a seu critério, mas foi assim que eu fiz e deu muito certo. Para quem não tem interesse pela série, ler somente este livro não fará muito sentido, mas nada impede que você o faça.

Como disse não vou entrar em detalhes sobre as histórias, mas gostaria de acrescentar que meu conto favorito foi Os Rumos de um Amor Verdadeiro (e os primeiros encontros). Pra não dar spoilers: o motivo pelo qual eu gostei foi porque eu simplesmente adoro Malec (quem leu Os Instrumentos Mortais vai saber o que é isso ;)

Pra finalizar: o livro é em terceira pessoa como é padrão das outras duas séries também. A narração é fluída, muito fácil de ler, sem deixar cansativo em momento algum. A Galera me surpreendeu com a qualidade de impressão deste livro e espero que essa melhora tenha sido em todos os seus novos livros. No começo de cada história tem um desenho, o que eu achei incrível!  Os desenhos são em um estilo meio mangá e ficaram demais. Enfim! Recomendo muito mesmo o livro pra quem acompanha as séries da Cassandra. Continuem ligados no blog!

0 comentários:

Postar um comentário