sábado, 5 de setembro de 2015

0

Resenha: O Bicho-da-Seda


Título: O Bicho-da-Sedaco
Original: The Silkworm
Autor: Robert Galbraith ( J.K. Rowling)
Tradutora: Ryta Vinagre
Editora: Rocco
Páginas: 464
Sinopse: O detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco, está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling. Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato de um escritor. Quando o romancista Owen Quine desaparece, sua esposa procura o detetive particular Cormoran Strike. Incialmente, ela pensa apenas que o marido se afastou por alguns dias como fez antes e quer que Strike o encontre e o leve para casa. Mas, à medida que investiga, fica claro para Strike que há mais no sumiço de Quine do que percebe a esposa. O escritor acabara de concluir um livro retratando maldosamente quase todos que conhece. Se o romance fosse publicado, a vida deles estaria arruinada - assim, muita gente pode querer silenciá-lo. E quanto Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, torna-se uma corrida contra o tempo entender a motivação de um assassino impiedoso, diferente de qualquer outro que Strike tenha encontrado na vida.

Em “O Bicho-da-Seda’” Cormoram Strike e Robin Ellacott buscam pistas a respeito de Owen Quine, um escritor não tão bem sucedido, que após terminar o manuscrito do seu novo livro desaparece. Dessa vez, a história se passa dentro do mundo editorial de Londres, e podemos ver mais uma vez como Robert sutilmente faz críticas a esse universo, como a competição entre os escritores e editores, que em casos trágicos, como nesse livro, pode até acabar em morte.

Melhor que o seu predecessor, mas igualmente bem escrito, essa história é recheada de detalhes, tanto do cenário quanto dos personagens, tão ricamente narrado que um leitor impaciente possa se cansar. Outra característica que me chamou atenção é em como os conflitos pessoais estão mais expostos nesse livro. Robin enfrenta problemas em seu relacionamento amoroso ao mesmo tempo que se sente subestimada por Strike, que por sua vez ainda está juntando os cacos depois do seu rompimento com a ex-noiva. Essa atenção a vida pessoal dos personagens é o que traz muito a obra à realidade, a vida continua, apesar de estarem em um caso importante.

A única negativa que tenho sobre “O Bicho-da-Seda” é a respeito da quantidade de personagens secundários que, a um leitor menos atento pode deixar a história confusa no começo, pois são apresentados quase de uma vez, porém, todos são tão peculiares e ás vezes até meio loucos que causará familiaridade a medida que os capítulos passarem.

E a cereja do bolo é a resolução do caso! Ao contrário de “O Chamado Cuco” neste livro Srtike surpreende, revelando de uma forma genial todo mistério, é difícil para o leitor chutar uma solução com a quantidade de informação que é jogada durante a investigação, mas quando o enigma é resolvido faz total sentido.

Sempre termino um livro de J.K.Rowling ansiosa para começar o próximo e dessa vez não foi diferente! O segundo livro de sobre Cormoran Srtike não decepciona e cria ainda mais expectativas para a continuação que será lançado no Reino Unido no dia 22 de outubro deste ano. A editora Rocco já se pronunciou e o lançamento no Brasil deve acontecer em novembro.



0 comentários:

Postar um comentário